Verdade.

 
Nesta semana foi revelado que um projeto, envolvendo diversas universidades e empresas europeias, está desenvolvendo uma espécie de "detector de mentiras" para ser usado em redes sociais e fóruns online na web.
Batizado de "Pheme", mesmo nome da deusa grega do rumor, o sistema deverá analisar em tempo real se uma publicação ou postagem é verdadeira, além de identificar perfis ou contas criadas em redes sociais com intuito de espalhar informações falsas.
Entre os dados que devem ser analisados estão publicações no Twitter, comentários públicos no Facebook e em fóruns online sobre temas relacionados a questões de saúde. Segundo o site BBC, o projeto deve durar cerca de três anos e foi idealizado em 2011, em Londres, a partir de uma pesquisa sobre uso de mídias sociais durante os conflitos ocorridos na cidade naquele ano.
De acordo com os pesquisadores, os rumores lançados online serão classificados em quatro categorias. "Especulação": como, por exemplo, se pode haver uma alta na taxa de juros; "Controvérsia": como a que ocorreu com a vacina tríplice viral, que foi acusada, em vários países, de provocar o autismo; "Má informação": se uma informação falsa é disseminada sem intenção e "Desinformação": se uma informação falsa é disseminada intencionalmente.

Fonte. http://www.diario24horas.com.br/noticia/22048-cientistas-europeus-desenvolvem-uma-especie-de-detector-de-mentiras-para-redes-sociais-confira

                                                                           

 




Postagens mais visitadas